Por Sérgio Ramos.
Pergunta: O navio que levou os Portadores do Anel foi o último a zarpar da Terra-média para as Terras Imortais?
Resposta: Em primeiro lugar, podemos ter certeza de um fato: os Portos Cinzentos, apesar de ser o principal lugar de onde os elfos deixavam a Terra-média para as Terras Imortais, não era o único porto de onde os navios élficos partiam para o Oeste. Temos como exemplo o porto de Edhellond, localizado no sul de Gondor, próximo a Dol Amroth.
Sabemos que Círdan, o Armador, tinha afirmado que permaneceria nos Portos Cinzentos até a partida do último navio. Mas que navio seria esse? Veja o que é dito n´O Silmarillion:
“Ora, todos esses feitos foram realizados em grande parte graças aos conselhos e à vigilância de Mithrandir; e nos dias finais revelou-se que ele era um senhor digno de enorme reverência; e, trajado de branco, entrou em combate. Mas, somente quando chegou sua hora de partir foi que se soube que ele por muito tempo havia sido o guardião do Anel Vermelho do Fogo. A princípio, esse Anel fora confiado a Círdan, Senhor dos Portos, que o havia transmitido a Mithrandir, pois sabia de onde ele viera e para onde afinal retornaria.
– Toma agora este Anel – disse ele -, pois tuas aflições e cuidados serão grandes, mas em tudo ele te dará apoio e te defenderá do cansaço. Pois este é o Anel do Fogo e, com ele, talvez tu consigas reativar nos corações a bravura de outrora num mundo que está esfriando. Quanto a mim, meu coração está no Mar; e vou permanecer junto às costas cinzentas, protegendo os Portos até a partida da última embarcação. Então esperarei por ti.
Branca era a nau; muito demorou sua construção e por muito tempo ela aguardou o final do qual Círdan falara. Porém, quando todos esses fatos aconteceram, e o herdeiro de Isildur havia assumido o comando dos homens, tendo sido passado para ele o domínio do oeste, também ficou claro que o poder dos Três Anéis havia finalmente terminado; e, para os Primogênitos, o mundo se tornara velho e cinzento. Nessa época os últimos noldor zarparam dos Portos e deixaram a Terra-média para sempre. E depois de todos, os Guardiões dos Três Anéis chegaram ao Mar. E o Mestre Elrond embarcou ali, na nau preparada por Círdan. No crepúsculo de outono, ela partiu de Mithlond, até que os mares do Mundo Curvo foram se afastando abaixo dela, e os ventos do céu arredondado não mais a perturbaram. E, sustentada no alto, acima das névoas do mundo, passou para o Antigo Oeste, e chegou o fim para os eldar de prosa e verso.” (J. R. R. Tolkien – O Silmarillion, Dos Anéis de Poder e da Terceira Era) (destaque nosso)
Percebemos, assim, que Círdan prometera ficar nos Portos Cinzentos até que dali partisse a última embarcação feita nas Costas Cinzentas, a qual levaria Gandalf de volta a Valinor. Ou seja, este foi realmente o último navio que partiu dos Portos Cinzentos (Mithlond), não necessariamente sendo o último navio élfico a partir da Terra-média como um todo.
De acordo com o Conto dos Anos, em 29 de setembro de 1421 da Terceira Era, partiu o navio branco levando Círdan, Gandalf, Galadriel, Elrond, Frodo e Bilbo.
No entanto, temos conhecimento de outro navio que partiu bem depois em direção das Terras Imortais. Foi a embarcação de Legolas e Gimli, que não partiu dos Portos Cinzentos, e sim de Gondor:
“Então Legolas construiu um navio cinzento em Ithilien, desceu navegando pelo Anduin, e depois através do Mar; com ele, conta-se, foi Gimli, o anão. E, quando aquele navio desapareceu, terminou a Sociedade do Anel na Terra-média.” (J. R. R. Tolkien – O Conto dos Anos).
É possível constatar que a partida de Legolas e Gimli foi posterior ao último navio de Círdan, até porque
foi com essa viagem que “terminou a Sociedade do Anel na Terra-média”. E este registro marca no Conto dos Anos o ano de 1541 da Terceira Era, mesmo ano do passamento do Rei Elessar.
Então, analisando-se as passagens e datas acima, conclui-se que Círdan se referiu ao último navio dos Portos Cinzentos, o qual carregou os portadores dos Três, juntamente com Bilbo, Frodo e Círdan, não tendo sido, portanto, o último navio élfico a zarpar da Terra-média, pois sabemos que o navio de Legolas e Gimli partiu 120 anos depois pelo sul, via Anduin. Pode ter havido outros que partiram ainda depois disso.
O post O navio que levou os Portadores do Anel foi o último a zarpar da Terra-média para as Terras Imortais? apareceu primeiro em Tolkien Brasil.